REGULAMENTO

Regulamento - III OBMV - 2017:

1. O que é a OBMV?

A Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual (OBMV) é uma competição desenvolvida para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das redes pública e privada em todo o país. Surgiu com o objetivo de ser uma olimpíada de treino para outras, nacionais e de grande escala, como a OBMEP e a OBM. Seu foco é basicamente, instigar o gosto pela competição científica em jovens Brasil afora. Este ano distribuirá certificados de reconhecimento, e na media do possível outros méritos aos alunos mais bem colocados, sendo que, também ganharão o professor e respectiva escola com mais alunos premiados.

2. Participantes e Divisão em Níveis

2.1. Divisão dos níveis dos alunos:

Nível 1: Alunos dos 6°s e 7°s anos do Ensino Fundamental;
Nível 2: Alunos dos 8°s e 9°s anos do Ensino Fundamental;
Nível 3: Alunos do Ensino Médio.

2.2. A OBMV é dividida em 4 etapas/fases:

Fase 1 (Online ou Escrita): 10 questões de múltipla escolha;
Fase 2 (Online ou Escrita): 12 questões de múltipla escolha;
Fase 3 (Online ou Escrita): 14 questões de múltipla escolha;
Desafio Final (Online): 5 questões dissertativas com 3 itens (a, b e c).

3. Calendário Oficial

O calendário oficial de atividades da OBMV para o ano de 2017 pode ser acessado (clicando aqui). Fique atento(a) às suas informações, o descumprimento dos prazos nele transpostos podem refletir em dificuldades ao longo das atividades olímpicas. 

4. Inscrições e Classificações na OBMV

4.1. inscrições de Escolas:

4.1.1. Qualquer escola pública e/ou particular pode inscrever seus alunos na OBMV no período determinado pelo calendário oficial, (clique aqui) para ficar a par do cronograma de atividades. Essas inscrições são subdivididas em duas partes:

a. O responsável deve inscrever a instituição dentro do prazo estipulado às escolas;
b. 
A instituição deve inscrever os alunos um a um, já que cada aluno deverá ter uma conta própria no site da OBMV até o fim do período para inscrições individuais. Só poderão participar da OBMV os alunos inscritos.

4.1.2. Cada escola poderá inscrever um número máximo de alunos apenas de acordo com a fórmula: 8m(n-1) sendo m o número de turnos da escola e n a quantidade de computadores disponível para a aplicação das provas.

4.2. inscrições Individuais

Após o término das inscrições para as escolas, serão abertas as inscrições aos alunos cujas escolas não se inscreveram na OBMV (Inscrições Individuais).

4.3. Classificações:

4.3.1. A nota de corte e total de alunos classificados por fase dependerá totalmente do número de alunos inscritos na olimpíada, por esse motivo, essas informações serão divulgadas apenas no decorrer do ano;

4.3.2. Não serão classificados em hipótese alguma, alunos que zerarem qualquer uma das fases.

5. As Provas

5.1. As provas das primeira, segunda e terceira fases são compostas por questões alternativas, divididas como apresentado no item (2.2.).

5.2. Ao logo das três primeiras fases da competição as escolas poderão escolher entre dois modelos de provas, o impresso e o virtual.

5.3. Indivíduos que apresentem causas justificáveis, também poderão requerer o modelo impresso das provas.

5.4. As durações das provas segundo suas respectivas fases dispõem-se abaixo:

Na primeira fase (Online ou Escrita) o tempo de duração de cada prova é de 1 hora e 30 minutos;
Na segunda fase (Online ou Escrita) o tempo de duração de cada prova é de 1 hora e 50 minutos;
Na terceira fase (Online ou Escrita) o tempo de duração de cada prova é de 2 horas;
No Desafio Final (Online) o tempo de duração de cada prova fica em 3 horas.

5.5. Todas as fases serão realizadas nas escolas inscritas, o aluno não poderá realiza-las em sua casa. Apenas Inscritos Individuais podem fazer-las em suas casas.

5.6. As provas das primeira, segunda e terceira fases serão corrigidas pelo próprio sistema da OBMV.

5.7. O Desafio Final (Online) será composto por questões dissertativas, divididas em níveis como apresentado no item (2.2.). Este só poderá ser realizado pelo site da competição, não havendo, portanto, a opção impressa dessa etapa.

6. Premiação dos Alunos, Professores e Escolas

6.1. Todos os inscritos na competição receberão um certificado de participação digital (html). A OBMV premiará uma quantidade X de alunos, determinada pelo número de inscritos, sendo que, também serão agraciados, o professor e a respectiva escola com maior contingente de jovens premiados.  

6.2. Apenas a última fase valerá pontos válidos, ou seja, pontos contados para o cálculo da premiação.

Desafio final (Online): Cada questão corresponde a 20 pontos, somando 100;

6.2.1. As questões dissertativas do Desafio Final (Online) correspondem a:

Item (a) corresponde a 4 pontos;
Item (b) corresponde a 6 pontos;
Item (c) corresponde a 10 pontos.

6.3. Os alunos inscritos individualmente farão a mesma prova, porém a quantidade de classificados por fase, e premiados será totalmente distinta das escolas e serão anunciadas com o desenrolar da olimpíada.

7. Atribuições e responsabilidades dos Inscritos

7.1. Ao se inscrever, cada escola assume o compromisso de realizar a prova com todos os alunos inscritos, e classificados se for o caso. A organização não se responsabiliza por instituições que não assumam este compromisso.

7.2. Os participantes seguirão firmemente o cronograma de atividades da competição, não deixando, portanto, suas resoluções para última hora. A OBMV não se comprometerá por problemas relacionados aos envio das respostas pelos participantes. 

7.3. Quando forem detectadas irregularidades, o responsável será advertido, e os envolvidos desclassificados. Se o caso for com a escola, a mesma será desclassificada juntamente com todos os seus alunos.
Caso alunos premiados forem acusados, se comprovadas irregularidades, os mesmos deixarão de receber seus méritos e a lista de premiados será modificada.

7.4. As escolas fornecerão todas as informações pedidas no ato da inscrição, em falta delas, esta será desligada automaticamente.

7.5. A escola informará a organização da olimpíada qualquer falha no processo, assim, serão tomadas as cabíveis medidas.

Parágrafo único: Fica exposto ainda, que quaisquer informações acima, inclusive as transpostas no calendário oficial, podem sofrer mudanças a critério da organização, sem necessidade de alterar o presente regulamento ou outros documentos. Em caso de modificações significativas, o público será comunicado a partir desse mesmo site, prioritariamente no blog da competição.

Últimas notícias:

Lista de classificados para o Desafio Final!

Lista de classificados para o Desafio Final (Online) da Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual: (A-Z) *Para encontrar nomes mais rapidamente na lista, utilize os comandos…

Regulamento Modificado!

Atenção, o regulamento da OBMV foi modificado! Agora apenas a última fase contará pontos válidos, ou seja, pontos que contarão na hora da premiação. Para…

Lista de classificados para 3ª fase!

Lista de classificados para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual: (A-Z) *Para encontrar nomes mais rapidamente na lista, utilize os comandos Ctrl…

OBMV 2017 - 3ª EDIÇÃO

Desenvolvido por PidTEC

Contato: contatoobmv@gmail.com

 

Realização: